top of page

Colágeno Vegetal: uma alternativa ao de origem animal.

  • Cosméticos, simples assim
  • 22 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Cada vez mais podemos observar a vegetalização das fórmulas cosméticas através do uso de matérias-primas de origem vegetal. Isso se deve a alta procura do mercado por produtos veganos e também a relação dos produtos de origem animal com a sustentabilidade.


Mas com isso, como fica as matérias-primas de origem animal?


Os fabricantes de matérias-primas investem em pesquisas para encontrar substitutos para essas matérias-primas. Hoje vamos falar sobre o Colágeno Vegetal.


Colágeno


O Colágeno é a principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais, ou seja, ela é encontrada apenas nas células animais, não pode ser encontrada nos vegetais.


O colágeno desempenha diversas funções no organismo humano, tais como: fortalecer, dar firmeza à pele, às cartilagens, manter as células dos tecidos unidas, responsável por cicatrizar ou regenerar cortes. Ela é uma peça fundamental na criação da matriz extracelular do tecido de conexão (tecido conjuntivo) responsável por grande parte das propriedades físicas e a sua falta está relacionado ao envelhecimento cutâneo.


A matéria-prima Colágeno (Hydrolyzed Collagen ou Collagen) de fonte animal é extraída de bovinos ou suínos. As empresas de cosméticos utilizam essa matéria-prima em seus produtos por apresentar benefícios de: aumento da elasticidade e da firmeza da pele; prevenção do aparecimento de estrias e de rugas; fortalece os tecidos; hidratação, dentre outros, e são usados para prevenir e retardar o envelhecimento da pele. Devido a combinação de proteínas, aminoácidos, peptídeos e oligopeptídeos do colágeno, nos cabelos ele possui os benefícios de revitalizar o cabelo, ajudando a reparar os danos e aumentar a elasticidade.



Colágeno Vegetal


O Colágeno Vegetal recebe esse nome por que são matérias-primas de origem vegetal que possuem funcionalidade e outras características similares ao colágeno extraído animal.


Abaixo cito três alternativas de matérias-primas desenvolvidas para substituir o colágeno animal em produtos cosméticos:


Plantcol

Empresa: Aqia

INCI: Acacia Senegal Gum Extract


O Plantcol é um complexo derivado da goma produzida pela Acácia Senegal, planta rica em oligossacarídeos, proteínas e glicoproteínas. Os polissacarídeos e aminoácidos derivados da Acácia apresentam uma estrutura com alto peso molecular semelhante ao derivado de colágeno animal. Fornece precursores biológicos que têm afinidade com a pele e o cabelo. Pode ser considerado um “colágeno vegetal” por sua funcionalidade e minograma, além disso, possui como sua principal característica cosmética, a capacidade de formação de filme sobre a pele, conferindo benefícios funcionais, tais como propriedades hidratantes e leve efeito tensor.


Entre seus benefícios para os cabelos estão: Capacidade de formação de filme denso, porém flexível, sobre a fibra capilar, brilho, redução de frizz, definição e retenção dos cachos e alta hidratação.


AC Collagen Vegetable PF

Empresa: Cosmotec

INCI: Vegetable Collagen


O Collagen Vegetable PF é uma matéria-prima derivada vegetal desenvolvida como a alternativa ao colágeno animal. Um estudo comparativo entre o colágeno vegetal e o colágeno animal, mostrou que o colágeno vegetal possui grande capacidade de promover as propriedades de hidratação e condicionamento comparado ao colágeno animal.


Collagen Vegetable PF pode ser adicionado a uma variedade de produtos para melhorar a experiência de hidratação e condicionamento do consumidor, proporcionando uma sensação de pele macia que irradia juventude e beleza.


Phytocolageno

Empresa: Dinaco

INCI: Hydrolyzed Soy Protein, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Quinoa, Hydrolyzed Rice Protein (Oryza Sativa), Glycine.


Phytocolageno, é uma molécula de baixo peso molecular, rica em aminoácidos essenciais de origem vegetal, semelhante ao derivado de colágeno animal.


Obtido de fontes naturais de soja, quinoa, trigo e arroz, através de um processo hidrolisado enzimático e ácido. Em sua composição rica em aminoácidos essenciais, formam estruturas que são facilmente absorvidas pela pele, cabelos e unhas, aumentando sua biodisponibilidade e o reparo do colágeno danificado da pele.


Como benefícios destaca-se o tratamento de pele sensível, maior suavidade, regenerador celular, anti age, melhora a qualidade da fibra capilar e fortalecimento da estrutura das unhas.


OBS: As informações foram extraídas da Literatura técnica fornecida pelos fornecedores e para maiores informações por favor contactá-los.


Fontes:


Literatura Plantcol - Aqia.

Literatura AC Collagen Vegetable PF - Cosmotec

Literatura Phytocolageno - Dinaco

www.saude.abril.com.br/bem-estar/colageno-entenda-o-que-e-e-esclareca-suas-duvidas/

Livro Cosmetologia descomplicando os princípios ativos - Rosaline Kelly Gomes e Marlene Gabriel - Segunda Edição



Comments


    Procute por Tags    
 Pode gostar também 

© 2015 por Cosméticos, simples assim.

bottom of page