Produtos antissépticos: principais ativos usados
- Cosméticos, simples assim
- 22 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Com o surgimento da Pandemia do Coronavírus (Covid 19), observa-se um crescimento na procura de produtos antissépticos e com isso também a oportunidade das empresas nos lançamentos desses itens nas mais diversas formas: géis, sabonetes, espumas, spray, lenços, cremes e etc.
Produtos antissépticos se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele no caso de cosméticos e superfícies de objetos no caso de saneantes.
O uso de álcool a 70% já está mais que comprovado sua ação antisséptica, por isso aqui quero focar em outros ativos, aqueles que também possuem ação antisséptica e que permite o produto ser aprovado no teste de eficácia para obter o apelo "Elimina 99.99% dos microrganismos" (Time kill).
Observando a composição de produtos presentes no varejo, podemos observar uso de algumas matérias-primas:
Clorexidina:
Nome na composição do produto (inci name): Chlorhexidine digluconate
Um ativo comum em produtos hospitalares para ação antisséptica, mas também encontrada em cosméticos, tudo vai depender da sua concentração.
A Clorexidina é um conservante catiônico que pode ser usado para todos os produtos de cuidados pessoais. É ativo contra uma ampla espectro de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e leveduras. Por ser catiônico, possui incompatibilidade com fórmulas onde o tensoativo primário é aniônico (Lauril por exemplo), assim para formulações de sabonete ou shampoo deve-se ter cuidado na hora de formular.
A Anvisa permite seu uso em cosméticos na concentração 0.3%.
Exemplo de produto no mercado é o Biogex Sabonete Antisséptico.
Triclosano:
Nome na composição do produto (inci name): Triclosan
Muito conhecido no mercado pela sua ação antibacteriana, o Triclosano é um agente bactericida com amplo espectro de atividade sobre bactérias e eficaz contra fungos e bolores. Pouco solúvel em água, a dica é solubilizar no propilenoglicol antes de incorporar na formulação.
A Anvisa permite seu uso em cosméticos na concentração 0.3%.
Exemplo de produto no mercado é o Sabonete Antisséptico Granado.
Cloreto de Benzalcônio
Nome na composição do produto (inci name): Benzalkonium Chloride
Muito utilizado na área de saneantes, o Cloreto de Benzalcônio também pode ser utilizado em cosméticos. Excelente antimicrobiano, porém também é catiônico, assim como a Clorexidina, precisa avaliar seu uso em formulações com carga aniônica devido a incompatibilidade.
A Anvisa permite seu uso em cosméticos na concentração de 0,1% (calculado como cloreto de benzalcônio) e advertência no rótulo "Evitar contato com os olhos".
Exemplo de produto no mercado é o Above Espuma Higienizadora Antisséptica. Na composição dele também quero destacar o uso de Óleo de Melaleuca e Óleo de Cravo, ativos também conhecidos pela sua ação antisséptica (clique aqui para ler sobre o Óleo de Melaleuca).
Essas matérias-primas acima apresentadas devem ser avaliadas seu uso e concentrações para uma fórmula eficaz, assim como o uso de outros agente bacterianos (conservantes) para agirem com sinergia e aumento da efetividade. Não esqueça de avaliar cada matéria-prima, condições de uso, concentrações permitidas, pH favorável, incompatibilidades com outras matérias-primas.
Para consulta de porcentagem permitida em cosméticos, acesse aqui a RDC Nº 29, DE 1 DE JUNHO DE 2012 “Lista de Substâncias de Ação Conservante permitidas para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes”
Outro produto muito conhecido no mercado é a Linha Protex, que além de conservantes da formulação, também é utilizado o Extrato de Chá Verde ( Camellia Sinensis Leaf Extract) que estudos mostram que também possuem ação antisséptica (clique aqui para ler sobre o Extrato de Chá Verde).
Como sugestão, segue abaixo alguns ativos apresentados pelos fornecedores com ação antisséptica já com teste de eficácia:
Hebeatol Plus Deo - Fornecedor: Chemyunion (Literatura- Clique aqui)
São ésteres funcionais de xilitol com função desodorante. Molécula 100% biodegradável e proveniente do xilitol e ácido caprílico ambos de origem vegetal. Sua aplicação é ideal em formulações desodorantes e sabonetes antibacterianos. Testes com 0.5% com sucesso em sabonetes líquidos.
SymClariol - Fornecedor: Symrise (Literatura Clique aqui)
Symclariol é uma molécula bem versátil, podendo assim ser utilizado em cremes, sabonete liquido shampos etc. Testes realizados com ação antisséptica com 1%.
Possui alguma outra sugestão de ativo? Compartilhe conosco!
コメント