top of page

Pandemia e o novo comportamento do consumidor

  • Cosméticos, simples assim
  • 4 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe muitas mudanças, isso nós já sabemos: isolamento social, uso de máscaras ao sair em público, aumento da higiene, e etc. Olhando mais no aspecto de consumidor, o que observa-se é um novo comportamento na compra de produtos. Isso acontece porque a atual crise vai trazer impactos definitivos e transformadores na vida dos consumidores, segundo Gilberto Braga, o professor de finanças do Ibmec.


Higiene e cuidado em primeiro lugar


A preocupação e a procura por produtos que previnem o contágio de doenças, aumentou o consumo de produtos de higiene e auto-cuidados, como sabonetes em barra e líquidos. Em contrapartida, com muitas pessoas em casa, algumas categorias de cosméticos, maquiagens e fragrâncias teve sua procura reduzida. Isso se dá pela questão das lojas estarem fechadas, o pouco hábito dos consumidores em compras online, e o uso desses produtos estarem ligados diretamente ao ato de sair.


O conjunto do hábito de lavar as mãos várias vezes, o uso de álcool gel e a prática de limpar a própria casa, traz outro requisito: o aumento da procura por produtos mais hidratantes, que possa recuperar essa pele agredida. Mas não só para o tratamento das mãos, o isolamento social também impulsionou a busca por produtos de cuidados com a pele em geral (hidratantes, séruns, tônicos e etc).


Segundo a matéria "O que esperar dos hábitos de consumo de beleza pós-pandemia?" do site Cosmetics Innovation, o Google Trends, site de monitoramento, registrou um aumento substancial na procura pelo termo "skincare" desde o início do ano.


"As pessoas estão dando mais importância aos cuidados que devem ter em casa, com a saúde da pele e passaram a pesquisar mais sobre máscaras, cremes faciais, temas amplamente divulgados neste momento", diz a dermatologista Tábata Yamasaki.


O home office faz com que as mulheres não precisem se maquiar todos os dias, com isso deixando a pele mais livre para "respirar". Diante deste cenário, marcas de cosméticos começaram a incentivar um movimento detox para a pele do rosto e unhas, apostando em produtos para uma rotina de cuidados.


Se vira nos 30

Com salões de beleza e barbearias fechadas, mulheres e homens buscam por produtos de tratamento e manutenção capilar para fazerem em casa.


Não só capilar mas também cuidados com a unha. Não é a toa que o e-commerce apresenta um aumento da procura por produtos para o cuidado com as unhas. Em alguns países o mercado de esmaltes cresceu consideravelmente, segundo Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient.


Daí reforça uma prática que já vinha em alta: "Do it yourself "(faça você mesmo). Na falta de um profissional, manicure ou cabeleireiro, quem nunca se arriscou a fazer suas próprias unhas, ou a hidratação capilar? E não está sendo diferente agora, com o isolamento social, as pessoas se vêem na necessidade de buscar uma forma de manter o cabelo e as unhas bonitas.

Revolução grisalha

Quem nunca se incomodou com os fio brancos surgindo? Mas com a impossibilidade de ir ao cabeleireiro fez com que famosos e anônimos tivessem outro olhar aos cabelos brancos diante do espelho, mudando os padrões de beleza. Daí a oportunidade das marcas em linhas de produtos anti amarelamento para os fios grisalhos.

Proteção da pele dentro de casa

Não é só porque estamos passando mais tempo dentro de casa e menos tempo expostos ao sol que não devemos nos preocupar com a proteção da pele. Celulares, notebooks e tablets também provocam envelhecimento precoce, manchas, rugas e flacidez devido a Luz azul e invisível emitida pelos equipamentos eletrônicos.


Esse assunto está muito em alta na área cosmética e com isso um aumento da procura de produtos cosméticos para esse fim. Várias matérias-primas estão sendo apresentadas pelos fornecedores com esse propósito e já se pode encontrar alguns produtos cosméticos para a proteção contra a luz azul no mercado.


No mais, deve-se manter os principais cuidados com a pele: uso do protetor solar mesmo dentro de casa, uso de hidratantes e antioxidantes para combater os radicais livres e ingestão de água para manter a pele hidratada.

Links da pesquisa:

https://cosmeticinnovation.com.br/o-que-esperar-dos-habitos-de-consumo-de-beleza-pos-pandemia/

https://investnews.com.br/economia/adeus-batom-5-habitos-de-consumo-que-vieram-para-ficar-apos-a-pandemia/

https://www.brazilbeautynews.com/mercado-de-esmaltes-deve-ter-queda-de-17-no,3716

https://www.brazilbeautynews.com/distanciamento-social-incentiva-movimento-detox,3710

https://cosmeticinnovation.com.br/mesmo-com-uso-de-mascaras-venda-de-batons-cresce-200-durante-pandemia-em-sp/

https://anamariabraga.globo.com/materia/cabelo-branco-faz-sucesso-na-quarentena/

https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/beleza/uso-excessivo-de-eletr%C3%B4nicos-durante-quarentena-exige-cuidados-redobrados-com-a-pele-1.2040424

Comments


    Procute por Tags    
 Pode gostar também 

© 2015 por Cosméticos, simples assim.

bottom of page