top of page

Extrato de Chá Verde: antioxidante, estimulante

  • Cosméticos, simples assim
  • 21 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

NOME NA COMPOSIÇÃO DO PRODUTO (INCI NAME)

Camellia Sinensis Leaf Extract

ORIGEM E COMPOSIÇÃO

O Chá é um arbusto ou árvore muito ramificado, pertencente à família das Teáceas e nativo do sudeste da Ásia, China e Índia, sendo amplamente cultivado em países com clima quente e úmido com um regime de chuvas abundantes e regulares durante ano inteiro. As folhas são alternadas, sempre verdes, onde prepara-se infusão.


Na natureza, o Chá pode atingir 10 m de altura, mas nas lavouras pode ser podado periodicamente para mantê-lo a uma altura de 1 m; assim, a produção de folhas e sua coleção é facilitada. São conhecidos seis tipos principais de chá (verde, preto, branco, Oolong, aromatizado e prensado). Deve-se esclarecer que não são seis diferentes espécies de chá, mas da mesma espécie, Camelia sinensis, com diferentes tempos de coleta de folhas e diferentes processos de elaboração. O chá verde, juntamente com o chá branco, é aquela variedade em que as folhas, após o colheita, são tratados com vapor para evitar a fermentação. Nos outros tipos de chá, seus processos de elaboração envolve a fermentação das folhas em maior ou menor grau. Por esse motivo, a composição química, o sabor e o aroma das diferentes variedades de chá variam bastante entre si. O extrato de chá verde são obtidos das folhas não fermentadas de Camellia sinensis.

A composição química das folhas de Chá verde é caracterizada pela presença de polifenóis e metilxantinas. Outros compostos encontrados nas folhas de chá verde são as vitaminas do grupo B e C (0,6% no folhas frescas), sais minerais (especialmente flúor), saponinas de triterpenos, 5-etilamida do ácido glutâmico, derivados fluorados (principalmente folhas velhas), alumínio, etc.


AÇÃO

Na medicina tradicional chinesa, o chá é usado para aliviar a dor e ajuda a eliminar toxinas e prolongar a juventude. Possui ação anti-inflamatório, antisséptico, bactericida, adstringente, antioxidante, estimulante, tônico, acelera o metabolismo, protege contra radiação UV-B, melhora a microcirculação periférica.


USO COSMÉTICOS

Devido suas ações, o Extrato de Chá Verde é usado em formulações de produtos cosméticos para proteger a pele e os cabelos dos processos oxidativos, tratamento de pele sensível e/ou irritada e como um agente fotoprotetor.

Estudos recentes sugerem a existência de uma possível ação sinérgica entre cafeína e catequinas da chá que modula e prolonga a estimulação adrenérgica. As metilxantinas exercem um efeito estimulante tônico, que, embora seja mais suave que o café, tem um efeito mais longo ao longo do tempo. Isso ocorre porque a cafeína do chá está ligada a compostos polifenólicos, o que faz com que ela seja liberada muito lentamente (Alonso 2004). Tudo isso faz das metilxantinas do chá verde os ingredientes ativos ideais para fazer parte da composição de produtos anti-celulíticos e produtos destinados a regular tecidos adiposo.


Fonte:

Livro Cosmetologia descomplicando os princípios ativos - Rosaline Kelly Gomes e Marlene Gabriel - Segunda Edição

Literatura - Té Verde - Provital

Alonso, Jorge. Tratado de Fitofármacos y Nutracéuticos. Barcelona: Corpus, 2004, 1021-1026

コメント


    Procute por Tags    
 Pode gostar também 

© 2015 por Cosméticos, simples assim.

bottom of page