top of page

Shampoo sem sal é melhor, será?

  • Cosméticos, simples assim
  • 6 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Todo mundo já ouviu que shampoo tem sal na composição, não já? Mas você sabe porque? Qual a função? E se faz mal aos fios?


O Sal, também conhecido como Cloreto de sódio (NaCl) é usado para dar viscosidade/consistência no shampoo, para ele não ficar ralo igual água. E sim, é o mesmo sal que é usado para cozinhar, porém no grau cosmético. A porcentagem irá depender do quanto consistente você quer o produto, mais viscoso mais sal, menos viscoso menos sal. Muito das vezes não passa de 2% da fórmula, e geralmente 0,5% resolve.


Além da matéria-prima Cloreto de Sódio, outras matérias-primas usadas o shampoo também possui sal em sua composição, como por exemplo Lauril Sulfato de Sódio e outros.


Já tem alguns anos que o mercado já vem proporcionando "Shampoo sem sal" devido aos alarmes que shampoo com sal resseca o cabelo devido associarem o ressecamento dos fios de quando se vai a praia e ao sal da água do mar.


Eu já trabalho a anos no desenvolvimento de produtos capilares e minha opinião é:

Já fiz vários testes: com sal (cloreto de sódio) , sem sal, com outros tipos de sal (cloreto de potássio, cloreto de amônio) e o resultado: NADA! nenhuma diferença!


Comparar o resultados dos fios de quando se vai a praia com o componente sal do shampoo é errados, pois no mar além de ter sal também possui outros sais e substâncias que acarreta no cabelo com frizz e ressecado, além disso esse efeito é somado com o vento, areia e sol nos seus cabelos.


Já li muito sobre o assunto e opiniões de outros pesquisadores, e sempre são as mesmas. Inclusive o vídeo abaixo esclarece bem o que estou dizendo:



Algumas opiniões:

“Muitas vezes, as pessoas associam a sensação de ‘ressecamento’ dos cabelos quando molham os fios na água do mar ao sal. Mas as concentrações de cloreto de sódio na água do mar são muito maiores que as encontradas nos nossos shampoos. Além disso, a água do mar contem outras substâncias que vão colaborar no embaraço e ressecamento do cabelo, além das agressões provocadas pela exposição ao sol, ao vento e a areia.” Federico Kladt, gerente de Desenvolvimento de Produto da Natura.


“O xampu sem sal é menos abrasivo, não abre muito a cutícula dos fios. Esse tipo de produto é específico para pessoas que fizeram tratamentos químicos como alisamento, escova definitiva e alisamento temporário, porém não há restrições ao tipo de cabelo.”

Ritinha Santos, Cabeleireira.

O sal não age sobre a abertura da cutícula dos fios, e sim o tensoativo (agente de limpeza) usado, o pH e outras matérias-primas. Por isso o comentário da Ritinha não está correto. A escolha do produto por pessoas que fazem ou fizeram tratamento químicos devem ser feito levando-se em conta outras coisas, como uso de tensoativos mais suaves, shampoo de linhas de manutenção pós química, que foram desenvolvidos para essa finalidade.


Não estou aqui para fazer com que você deixe de comprar seu Shampoo sem sal, e sim que seja um consumidor consciente, que não se deixe levar pela onda do momento e que na hora da compra você possa levar em conta outros benefícios do produto.

E você? Qual sua opinião?

Comments


    Procute por Tags    
 Pode gostar também 

© 2015 por Cosméticos, simples assim.

bottom of page