Óleo de Abissínia: condicionamento, brilho e redução de quebra dos cabelos.
- Cosméticos, simples assim
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

NOME NA COMPOSIÇÃO DO PRODUTO (INCI NAME)
Crambe Abyssinica Seed Oil
ORIGEM E COMPOSIÇÃO
Óleo vegetal extraído da Crambe Abyssinica, planta originária da região montanhosa Etiópia (antiga Abissínia). É uma planta oleaginosa pertencente à família das Brassicaceae, que cresce até 1,5 metro de altura dependendo das condições de umidade durante o período de crescimento. A planta hoje também é cultivada na região do Mediterrâneo e em regiões temperadas devido à sua habilidade de crescer mesmo em regiões mais frias.
Também conhecido como óleo de crambe, apresenta cor clara e alta estabilidade térmica e oxidativa. É constituído por ácidos graxos insaturados, entre eles ômega 3, 6 e 9 que apresenta alta afinidade pela pele e cabelos.
AÇÃO
Em formulações para cabelos, promove a deposição de um filme lipídico sobre a cutícula melhorando a maciez e flexibilidade dos fios, além de condicionamento, brilho, melhora da penteabilidade e redução da quebra dos fios. Em produtos para a pele, promove deposição de filme substantivo à pele melhorando a textura e a aparência de peles secas. Já em formulações para make-up, auxilia na dispersão de pigmentos e melhora o sensorial durante e após aplicação.
Benefícios para o cabelo: condicionamentos aos fios, hidratação, maciez e brilho aos cabelos sem causar sensação de oleosidade excessiva ou residual.
USO COSMÉTICO
Um estudo foi realizado comparando o Óleo de Abissínia com o tão queridinho Óleo de Argan, e reparem só os resultados:
- Avaliação comparativa da quebra por escovações sucessivas de mechas de cabelo tratadas por Óleo de Abissínia e Óleo de Argan:

- Comparativo da avaliação da penteabilidade a seco em mechas de cabelo tratadas com o óleo de abissínia e
Óleo de Argan:

- Avaliação comparativa de brilho em mechas de cabelo tratadas com Óleo de Abissínia ou Óleo de Argan:

Nos testes de penteabilidade a seco e quebra por escovações, o Óleo de Abissínia apresentou resultados levemente superiores ao Óleo de Argan. Já no teste de brilho, o Óleo de Argan apresentou resultado superior ao Óleo de Abissínia.
Devido o Óleo de Argan ser uma planta que cresce exclusivamente no Sudoeste de Marrocos e em tempos determinados dificultando seu cultivo, o Óleo de Abissínia está sendo divulgado como um possível substituto ao Óleo de Argan devido suas propridades no cabelo serem similares .
E ai? Teria coragem de testar substituindo o queridinho Óleo de Argan?
Por enquanto alguns poucos produtos populares apostaram na ação do Óleo de Abissínia. Conheça alguns:


Fontes:
Revista Cosmetics & Toiletries. Vol 24 mai/ jun 2012.
Literatura FANCOR® ABYSSINIAN OIL (ÓLEO DE CRAMBE) - Cosmotec (Download)
コメント