top of page

Cosméticos, mais que um capricho uma necessidade!

  • Cosméticos, simples assim
  • 14 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Produtos de uso diário, semanal, mensal ou esporádico, básico ou sofisticado, para uso profissional ou consumidor final, vendido em gôndolas de farmácias, drogarias, supermercados, lojas de cosméticos, por consultoras, não importa, eles estão por todos os lados para agradar todos os gostos desde aqueles só querem para suprir as necessidades higiênicas básicas até aqueles que adoram experimentar novas tecnologias, tendências e comprovar se realmente fazem o que prometem.


As indústrias cosméticas estão a todo vapor. Só no ano passado elas reembolsaram mais de 350,3 bilhões de dólares. E não é por acaso. Cada vez mais o consumo mundial de cosméticos aumenta. O Brasil não fica atrás, em relação ao mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil ocupa a terceira posição. Só perde para Estados Unidos e Japão. É o primeiro mercado em desodorante; segundo mercado em produtos infantis, produtos masculinos, higiene oral, proteção solar, perfumaria e banho; terceiro em produtos para cabelos e cosmético cores; sexto em pele e oitavo em depilatórios. (Para saber mais acesse http://www.abihpec.com.br/).


Antigamente não era difícil ter uma boa pele e um cabelo bonito, pois contavam com a ajuda da natureza: águas limpas, boa alimentação, extratos de plantas e frutas no quintal de casa. Por isso que boa parte dos cosméticos são receitas de nossas vovozinhas. Nos dias de hoje dificilmente temos quintal na nossa casa quem dirá uma plantação de babosa (a famosa Aloe Vera de cremes e shampoos), abacate (ótimo hidratante para pele e cabelos). Naquela época as mulheres de cada família eram responsáveis por fazer os seus cosméticos, ou seja, os cosméticos eram personalizados. Atualmente as mulheres cada vez mais buscam sua independência financeira, saem para trabalhar de manhã, a noite estudam e ainda cuidam de casa, filhos e marido! Ufa! Nessa correria é bem mais fácil já comprar os cremes que contêm a babosa e o abacate. Sem falar dos homens que cada vez mais estão utilizando os cosméticos e por isso são os alvos atuais das indústrias. Outro fator é a falta de uma alimentação balanceada (preferência pelos fast-foods), poluição, alterações climáticas e água com concentrações de cloro só resultam em peles desidratadas, manchas, espinhas, cabelos ressecados e fracos, e com isso o aumento do uso de cosméticos.

Os cosméticos a cada dia atraem mais homens e mulheres, são embalagens bonitas e coloridas, fragrâncias atraentes, sem falar dos homens e mulheres exuberantes que aparecem nos comerciais de produtos que prometem fazer milagres! Mas o que seria de nós sem os cosméticos? Já imaginou um mundo sem sabonetes, desodorantes e pasta de dente? (ainda bem que a imaginação não tem cheiro!). Não é a toa que estes produtos são considerados básicos para higiene pessoal.


Pesquisas mostram que no Brasil cada pessoa usa diariamente no mínimo 10 tipos de produtos cosméticos. Duvida? Vamos pensar naquelas pessoas que falam que usa somente o necessário. Se for uma mulher: pasta de dente (1), sabonete (2), shampoo (3), condicionador (4), finalizador para o cabelo (5), batom ou brilho labial (6), hidratante para o corpo (7), perfume (8), desodorante (9) e esmalte (10). Agora os homens: pasta de dente (1), sabonete (2), shampoo (3), finalizador para o cabelo (4), creme para barbear (5), pós-barba (6), perfume (7), desodorante (8), polvilho anti-séptico (9) e manteiga de cacau no frio (10).


Não podemos negar, eles são necessários! Eles fazem parte da nossa lista de compras e mensalmente separamos parte do nosso salário para comprá-los. E as indústrias buscam cada vez mais novas tecnologias que tornem os produtos mais práticos, fáceis de carregar e usar para que assim os produtos cosméticos continuem fazendo parte da nossa vida.


E você, qual sua relação com os cosméticos? Deixe seu comentário.

Comentários


    Procute por Tags    
 Pode gostar também 

© 2015 por Cosméticos, simples assim.

bottom of page